Por: Val Santos
@valsantosfloripa
Olá leitor, navegante internauta de conteúdos alternativos... 👽👽👽
Sejam bem vindes a essas mais novas atualizações ao site da Artestrategia, muitas novidades por aqui! Seguimos num mundo pandêmico de 2021, pandêmico de situações tão difíceis como a própria pandemia a nível regional e mundial. Vivemos uma pandemia de ódio e intolerância em direntes assuntos.
Assim que comecei a escrever a coluna Multiverso Musical em Abril de 2020 entendi o meu potencial pra me comunicar através da escrita, mas ainda assim não havia achado o meu propósito nesta intenção de escrita. A internet estranhamente nos possibilita um maior público, mas também nos limita no tipo de público. Na sequência de Música x Racismo no Brasil não consegui dar continuidade, pois de fato ainda estou tentando entender a dinâmica e proporção que esse assunto tomou, nesse Brasil hoje facista e fake onde todos esperamos ainda acordar desse pesadelo.
Seguem as colunas na ordem que foram publicadas no Portal Guia Ingleses e que agora se encontram aqui no site Artestratégia, nada mais justo os textos criados com tanta dedicação estarem a serviço da autora em seu site oficial, confira:
MULTIVERSO MUSICAL #1
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Multiverso Musical
Por Val Santos
@valsantosfloripa
Salve leitores é com imenso prazer que compartilho com todos vocês algumas resenhas e pesquisas sobre diversos temas musicais e temas transversais a este infinito e imenso Universo Musical. É cada vez maior o número de informações e fontes disponíveis na internet sob diferentes filtros e somos sobrecarregados de informações que muitas vezes não fazem sentido para as nossas buscas. Assim a proposta é trazer o que acontece neste Universo Musical de forma objetiva e relevante. Seja em qualquer esfera em que Arte Musical se desenvolva de Floripa para o Mundo e do Mundo para Floripa. O tempo e o gosto para a leitura é cada vez mais reduzido em detrimento do conteúdo pronto, visual e sinestésico. Esta coluna vai trazer dicas, novidades, curiosidades e conteúdo qualificado para ampliar o seu jeito de pensar e sentir a Música! Vem comigo?
Nesta coluna do Guia Ingleses vou falar sobre o que acontece nos eventos locais de diferentes seguimentos, sobre curiosidades e lendas musicais, conversarei com artistas e produtores locais e também falarei sobre entrevistas icônicas. Vamos fazer a cobertura de eventos locais e mundiais a distância. Falarei sobre Instrumentos Musicais, Aulas de Música, Música e Tecnologia e Rádio. Entre diversos temas ainda também sobre Música e Saúde e Música e Espiritualidade.
Pra iniciar esta coluna é impossível não falar de como o meio Musical foi impactado por esse momento histórico que é a pandemia do Coronavírus. Essa crise vem exigindo muita adaptação, esforços e criatividade por parte dos artistas, produtores, estudantes e educadores musicais. Afeta a vida normal de todas as cidades e aqui em Floripa onde a cena musical é bastante desenvolvida e ativa, com muitos compositores, bandas autorais, festivais, teatros, estúdios, universidades e shows nacionais, o sentimento é de muita insegurança. Mas de abertura para novas ideias.
Nos braços da internet, os artistas tentam manter a divulgação do seu trabalho e voluntariamente trazer um pouco de arte e sensibilidade para este momento tão difícil da humanidade. Assim também se espelham os artistas locais, que sem a mesma produção mas com excelente conteúdo e qualidade, sobrevivem ao momento e tentam se manter visíveis ao seu público.
Diversas plataformas de Transmissão ao Vivo “Ao Vivo e Online” estão sendo utilizadas para a produção dessas Lives e podemos destacar alguns desses serviços. Os mais conhecidos Streams de transmissão são oferecidos gratuitamente pelas Redes Sociais. Podemos listar o Stagram, Facebook, Vimeo e o mais utilizado Youtube. Mesmo depois que o Hang Outs On Air foi descontinuado em 2019 pelo Google, os usuários que transmitem pelo Youtube precisam de um software de codificação para realizar a transmissão diretamente para o seu canal. O Youtube também é preferência entre os artistas nacionais.
Um dos programas indicados pelo blog Resultados Digitais é o Open Broadcaster Software (OBS Studio), gratuito e que também pode promover um resultado profissional a sua transmissão. Tanto pelo Facebook como pelo Youtube.
O Facebook Live oferece esta transmissão diretamente em “Iniciar um Vídeo ao Vivo” sem necessidade de aplicativos, porém a recomendação do uso do software ou aplicativo Android ou IOS, é para quem almeja resultados profissionais no Facebook ou Youtube. A opção de convidar um participante para a sua Live no Facebook chama-se Live with, porém está disponível somente para o sistema IOS. Através de aplicativo online, ou aplicativo de Broadcast, como o BeLive Studio2 é possível transmitir pelo Facebook e convidar um amigo com navegador Chrome ou Safari.
O Stagram tem oferecido a melhor proposta para transmissão de Lives, onde a plataforma atual é robusta e vem sendo desenvolvida desde 2016. Assim sem uso de aplicativos, diretamente da Rede Social Stagram é possível realizar a Live e convidar um participante ao vivo. Tem sido a opção mais prática para os artistas que querem marcar essa presença nesses tempos de Pandemia. A Live imperdível dessa semana no Stagram será a da banda The Killers em 18/04 sábado as 16hs horário de Brasília pelo Stagram da banda. Siga @thekillers
Musicistas celular na mão, na outra o violão e no peito solidariedade e colaboração!
A Música acompanha a humanidade e neste momento torna-se fonte de esperança, superação e inspiração. Assim como o rádio ampliou a Música na sua forma, a internet vem mudando todo o nosso envolvimento com a Música, pois traz diferentes possibilidades e oportunidades para artistas, estudantes, professores, produtores e apreciadores. A mudança pra melhor é sempre o que esperamos e que ela seja plasmada no universo! Pelo nosso desejo e esperança de dias melhores.
Que a música possa continuar cumprindo a sua missão neste planeta, que possa existir valorização ao papel fundamental da música na vida de todas as pessoas, que é a elevação no ser humano, na sua sensibilidade, na sua cultura e nos seus valores.
A música fortalece a nossa Humanidade em tempos de Pandemia.
Val Santos
São João do Rio Vermelho, 15 de Abril de 2020.
Palavras Chave:
Live Música Softwares, Música e Coronavírus, Música e Humanidade, Música Guia Ingleses.
Referências:
Dicas do blog RD – Resultados digitais
https://resultadosdigitais.com.br/blog/como-fazer-transmissao-com-facebook-live/
Como fazer uma Live no Stagram –
https://www.facebook.com/help/instagram/126662934757177?helpref=hc_fnav
https://netshow.me/blog/como-fazer-uma-live-no-instagram/
Os 3 apps para fazer Live no Youtube e Facebook
https://www.techtudo.com.br/listas/2020/02/transmissao-ao-vivo-3-apps-para-fazer-live-no-youtube-pelo-celular.ghtml
Be Live TV - https://app.belive.tv/
Live with – IOS - https://nerdweb.com.br/noticias/2017/05/facebook-live-ao-vivo-duas-pessoas-dupla-como-fazer.html
MULTIVERSO MUSICAL #2
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Música e comportamento em tempos de Pandemia Por Val Santos
@valsantosfloripa
Salve leitores
do Guia Ingleses, com muita disposição vamos dar sequência a coluna Multiverso
Musical. E pra abrir a coluna dessa semana quero agradecer todo o envolvimento
dos leitores e apoiadores, que me retornaram a respeito da coluna #1. Quero
dizer que todos os comentários e reações, críticas são muito importantes e
minha gratidão será infinita. Continuem com a gente!
O termo
“Multiverso “ou a origem deste termo, está relacionada as ciências Cosmologia e
Física Quântica. Inclusive este conceito abriga muitos pontos da Teoria da
Relatividade de Einstein e em síntese: é um termo usado para descrever o
conjunto hipotético de universos possíveis, ou trata-se objetivamente dos chamados
mundos ou Universos Paralelos. O nome da coluna “Multiverso Musical” vem com
essa proposta de falar sobre esses Universos Musicais Paralelos, na minha
humilde tentativa de tentar abarcar, diferentes dimensões onde a música se
desenvolve e ocorre.
A coluna de
hoje vai trazer um pouco de Música e Comportamento, algumas pesquisas sobre
Música e Pandemia me levaram a uma composição de Assis Valente (1911 - 1958), conhecido
compositor de Brasil Pandeiro que foi sucesso pelo Grupo Novos Baianos. Mas a
canção em questão que trago de sua autoria é “E o mundo não se acabou” que foi lançada por Carmem Miranda em
1938. O mais interessante é que ela revive o período de 1918 a 1920 período em
que a Gripe Espanhola assolou o mundo e o Brasil. Esses artistas foram
sobreviventes da Pandemia de Influenza H1N1 Gripe Espanhola. Vivenciaram o
momento de euforia, negação e dor, que foi retratada com sátira e uma certa
dose de sarcasmo nesta canção. Após 20 anos da Gripe Espanhola a leitura feita
por Assis Valente foi essa:
E o mundo não se acabou
Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disto a minha gente lá em casa começou a rezar
Até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disto nesta noite lá no morro não se fez batucada
Acreditei nessa conversa mole
Pensei que o mundo ia se acabar
E fui tratando de me despedir
E sem demora fui tratando de aproveitar
Beijei a boca de quem não devia
Peguei na mão de quem não conhecia
Dancei um samba em traje de maiô
E o tal do mundo não se acabou
Peguei um gajo com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de quinhentão
Agora soube que o gajo anda
Dizendo coisa que não se passou
Ih, vai ter barulho e vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou
Registros históricos apontam que o
carnaval em 1919 foi um carnaval subversivo em relação aos costumes da época
que foram deixados de lado. Houve Carnaval durante a Gripe Espanhola? Houve
sim, inclusive o lançamento do Bloco de Carnaval de rua mais antigo do Rio de
Janeiro o Cordão do Bola Preta a partir de 1918.
“Geralmente, as
epidemias desencadeiam distúrbios sociais e políticos como forma de reação da
população aos estritos controles e regulamentos impostos pelas autoridades, e
pela carga de preconceitos embutidos nas formas de lidar com essa reação. “(Evans,
1992 APUD Goulart 2005).
Baile de confete, em 1919: felicidade por estarem vivos - Revista Careta - Acervo Casa Rui Barbosa
“O Carnaval de 1919 parecia a redenção. O encontro dos vivos. O brinde a
carne. O extravasar depois de um contato tão próximo com a finitude.“ (Thiago
Gomide, 2020)
A associação entre as doenças e os
castigos divinos são amplamente reveladas por pesquisadores do comportamento
social e humano durante pandemias. É de acordo com essas crenças, que acredito
que festas religiosas tradicionais como a Festa da Penha na capital Rio de
Janeiro/RJ, se desenrolavam em grandes manifestações culturais. Envolvendo a
música, no samba, no choro e nas marchas, que eram apresentados para o Carnaval
do ano seguinte. Ocorriam grandes aglomerações, mesmo com a Gripe Espanhola. Os
registros apontam para 60 mil pessoas em torno da Igreja de Nossa Senhora da
Penha após a procissão e atividades religiosas, a festa começava. Todo o cenário
de guerras mundiais ocorrendo em paralelo a Gripe Espanhola, contribuiu para
esse medo de que o mundo estava se acabando em guerras e doenças.
A falta de informação, de
desenvolvimento cientifico e a negligência dos governantes da época, fez com
que a Gripe Espanhola permanecesse quase 3 anos no Brasil. Qualquer semelhança
com o momento atual é mera coincidência. (Contém
Ironia)
Agora, vamos observando a reação dos
meios artísticos afetados com o distanciamento social e a proibição de
aglomerações. A maior parte dos artistas está buscando uma forma de
rentabilizar as suas aparições em LIVES, pra quem já é famoso é mais tranquilo
conseguir patrocinadores e apoiadores. Os artistas cara-a-cara com o público
que dependem dos locais de apresentação e do público pagante, estão tendo que
se adaptar e tentar encontrar meios de sobrevivência. Seja na música ou fora
dela.
Cada vez mais evidente são as
plataformas online, tanto para tentar rentabilizar as apresentações na forma de
LIVES, ou para ensinar através de aulas de música. A produção de conteúdo
também é um dos caminhos possíveis e com muitas oportunidades. Não há mais como
fugir dessa tendência Música, Tecnologia e Internet. Acompanhem a minha próxima
coluna onde vou falar sobre plataformas EAD para ensino de Música.
E o
mundo não se acabou... os seres humanos acabam, mas o mundo não. Hoje
vivemos um momento parecido com o da Gripe Espanhola, só que com mais
tecnologia com mais informação e com mais acesso. Não podemos esperar a mesma
reação popular de 1919:
“Verdadeiros ou falsos os boatos era como se fossem realidade pelo
impacto emocional que causavam.” (Nava, 1976, APUD Santos 2006)
Só que não... ainda sim difícil
aceitar o quanto isto tem de realidade no dia de hoje. Este é o momento de
buscar a reflexão e as mudanças necessárias. E a Música, a História, a
Sociologia, a Filosofia, enfim uma grande produção cultural da humanidade está
a nossa disposição. Já passamos por isso e desejo que todos os seres humanos
possam se apoderar e se empoderar, através de todo esse conhecimento que foi construído
pela humanidade e que chegou até nós.
Para fechar esta coluna de reflexões e questionamentos pergunto, vamos
aumentar a nossa humanidade hoje? Conheça duas listas muito interessantes, a
primeira fala sobre paródias que estão sendo feitas com o tema do Coronavírus
em diferentes países:
- Músicas inspiradas pelo Coronavírus -
https://reverb.com.br/artigo/9-musicas-inspiradas-pelo-coronavirus-para-aliviar-o-clima
E conheça, relembre músicas e álbuns que
foram criados em diferentes momentos de pandemia na Humanidade:
-
10 músicas compostas sobre (e durante) pandemias históricas
https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/04/15/10-musicas-pandemias/
Abraços
sonoros e cheios de paz! Até a próxima semana!
São João do Rio Vermelho, 23 de Abril de 2020.
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Ricardo A. O carnaval, a peste e a espanhola. Hist.
cienc. saude-Manguinhos vol.13 no.1 Rio de
Janeiro Jan./Mar. 2006
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702006000100008
GOULART, Adriana da C. Revisitando a
espanhola: a gripe pandêmica de 1918 no Rio de Janeiro. Hist. cienc. saude-Manguinhos vol.12 no.1 Rio de
Janeiro Jan./Apr. 2005
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702005000100006
O mais Louco Carnaval de todos
Teoria Multiverso Ciência
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multiverso_(ci%C3%AAncia)
Blog Tenho
mais discos que amigos
https://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/2020/04/15/10-musicas-pandemias/
Revista
REVERB
https://reverb.com.br/artigo/9-musicas-inspiradas-pelo-coronavirus-para-aliviar-o-clima
Imagem Assis Valente
https://jornalggn.com.br/musica/assis-valente-o-tragico-poeta-2/
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O aprendizado de Música e o acesso
a conteúdos de interação on-line
Por Val Santos
@valsantosfloripa
Salve leitores, que momento maravilhoso estar aqui escrevendo sobre Música para todos vocês! A coluna Multiverso Musical desta semana vai falar brevemente sobre EAD e Música. Destacar alguns desafios e descobertas para todos os amantes da Música. Onde professores e alunos estão desenvolvendo novos processos cognitivos. Através de novas formas de aprendizagem, do distanciamento, da empatia e da eterna construção e adaptação neste universo! Seguimos avante no conhecimento musical e na aplicação deles no nosso dia-a-dia.
O conceito dos
ambientes AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem, através de plataformas como a
Moodle, são bastante utilizados no meio acadêmico. Estão em pleno
desenvolvimento de ambientes que possam adequar uma aula prática de música,
pois a maior parte dos conteúdos são de interação off-line. Assim podemos
considerar o Youtube também como uma dessas plataformas com conteúdo de
interação off-line, porém sem o planejamento e estrutura de um AVA Ambiente
virtual de aprendizagem. É também muito utilizado hoje como um recurso digital
de apoio a educação, que não exclui os livros e contato ao vivo com um
professor, mas que já são essenciais. A transmissão de conteúdo online e a
interação de alunos tem evoluído muito.
Muitas
plataformas de EAD estão sendo desenvolvidas, e hoje em dia é possível
customizá-las para que o aluno identifique o seu curso. Ferramentas próprias
que vão de player próprio para vídeos até o gerenciamento financeiro através de
link de pagamentos aos seus alunos, estão sendo desenvolvidas como no exemplo
da Hotmart Club. Outra plataforma bastante difundida é a Edon especialmente
voltada para a Música oferecendo conteúdos de interação off-line.
Hoje diferentes
plataformas de ensino prático de música com interação on-line estão sendo
desenvolvidos a exemplo do projeto da Songster. Esse projeto tem forte adesão
junto as Escolas de Música no momento atual. Verdadeiras salas de aula virtuais,
com envio de duas câmeras pelo professor, compartilhamento de tela e bloco de
notas pautado e compartilhando com o aluno. Toda esta atividade passa por um
servidor de stream de vídeo que mantém a transmissão estável, o som e a imagem.
Como no exemplo da plataforma paga de conferência Zoom, que oferece recursos
profissionais como estabilidade do serviço de stream de vídeo. A transmissão ao
vivo dessas aulas práticas, a exemplo das LIVES CONCERTOS feitos por artistas,
depende de uma excelente transmissão que normalmente envolverá a qualidade da
conexão de internet usada entre professor e aluno, e do tráfego de informações
junto ao servidor de dados do aplicativo ou software utilizado, como exemplo os
gratuitos Facebook e Skype.
Créditos: Annie
Marie Musselman/The New York Times |
|
Pioneiro e
preferido pelos professores não só de Música, mas como de Línguas e todos os
tipos de áreas de conhecimento o Skype vem acompanhando as necessidades do
mercado e é muito utilizado. Por ser um aplicativo gratuito infelizmente não
existe a prioridade de dados em seu servidor e pequenos delays (atrasos), travamento de telas e som, e a saturação da tela
em pixels também ocorrem.
Professores e
alunos bem sucedidos, tem mostrado que é possível mesmo em uma plataforma
gratuita e com pequenos travamentos. Vamos tentar entender o que acontece?
Como
educadora musical em formação vou levantar alguns pontos imprescindíveis que
também venho desenvolvendo na prática:
As
aulas precisam estar bem preparadas e algumas atividades precisam estar na
manga caso as aquelas previamente estabelecidas não funcionem on-line...
A
empatia do professor para adaptar seu esforço a compreensão do aluno,
reformular as perguntas, utilizar figuras imagens materiais de apoio. Vídeos,
áudios, e play backs precisam estar
organizados e mão para ouvir durante as aulas.
O
equipamento mínimo para a adequação do som como microfones para desktop com
configuração adequada no Skype e no PC. Caixas de som ou monitores para ouvir
além do som projetado pelos aplicativos, pela internet, notebook ou por fones
comuns. E se possível um monitor de TV ou PC grande para que o aluno possa
colocar o Skype em tela cheia e ter melhor visualização de todas as janelas.
Orientação
adequada ao aluno quanto a produção de materiais que possam validar o processo
de aprendizagem. Orientação de busca e construção do conhecimento.
Utilização
de todos os recursos do Skype como: compartilhamento de tela, conferência para
agregar uma terceira câmera de um instrumento no caso, vídeo chamada, gravação
das vídeos chamadas para auto avaliação posterior tanto do professor, quanto do
aluno.
Criatividade
para sensibilizar o aluno e captar as suas dificuldades. Uma excelente
comunicação, objetiva, leve e tranquila.
Os
meios técnicos precisam proporcionar o mínimo de qualidade para que os ouvidos
possam perceber as sutilezas e detalhes que o aprendizado de um instrumento
musical ou voz oferece. Onde podemos advertir, o celular smartphone mais usual
hoje em dia, não oferece um microfone adequado para ampla captação de diferentes
regiões tessituras vocais e nem instrumentais. O microfone do smartphone é
projetado para o âmbito vocal da voz falada e também a uma distância muito
curta. Ocorrendo assim uma compressão nas frequências sonoras deixando-as mais
agudas ou mais graves pois resultada de uma parte apenas do som projetado ou
das frequências emitidas entre professores e alunos. Quem nunca ouviu a sua voz
gravada em um celular e pensou: a minha voz ao ser gravada se transforma na voz
de outra pessoa....
A
necessidade de uma segunda câmera para o professor que possa mostrar as mãos do
professor junto ao instrumento, e a sequência de um roteiro de visualização
para o aluno, as duas mãos juntas, as mãos individualmente... As aulas precisam ser estrategicamente
pensadas e mantida uma didática que inclua na transmissão o passo-a-passo para
conseguir transmitir um ambiente tridimensional em um ambiente bidimensional.
Assim o olhar empático e técnico do professor poderá ajudar a construir uma
relação de confiança e um aprendizado real.
O
educador precisa ensinar o aluno a aprender e a estudar sozinho, despertando a
sua curiosidade, a sua autoestima e a sua força de vontade. A Educação Musical
vem se desenvolvendo cada vez mais por meios tecnológicos ou com o apoio da
tecnologia. Uma tendência que já virou realidade em contraponto ao ensino
erudito de música, nas suas formas clássicas através de Conservatórios de
Música, Universidades de Música e Escolas de Música que nunca deixarão de
existir. A Música e o aprendizado de Música vem rompendo as barreiras do elitismo
em que sempre foi colocado, e esse rompimento se dá com a evolução tecnológica.
Na música poderíamos inclusive apontar a Revolução Tecnológica da Música, a
qual ainda estamos em plena fase de desenvolvimento.
Pra
quem nasceu antes da existência da internet e ouviu muito vinil, sabe o quanto
é fácil hoje ouvir a música que se ama a qualquer momento. Vivenciaram a
experiência de passar uma manhã inteira ouvindo o rádio e o locutor falando
horas na esperança dele tocar a sua música favorita. E você poder gravar com
aquelas fitas K7 e depois desse sofrimento todo...(risos) a torcida para que o
Locutor não falasse sobre o final da música ou para que a fita não enrolasse no
gravador.... O sentimento de pirataria não existia pois a carência de materiais
gravados e acesso a eles era enorme em um Brasil pós ditatura e com um atraso
tecnológico vivenciado até hoje. O contato com a tecnologia analógica onde
podíamos captar, criar algo da nossa própria vontade, isso era o máximo de
tecnologia musical acessível naqueles tempos.
O EAD de
música antigamente se chamava Correio, e mais do que nunca o autodidatismo foi
super estimulado. Muitos materiais são elaborados até hoje. E atualmente com um
click podemos obter uma cifra de qualidade em diferentes sites na internet,
antigamente comprávamos as revistinhas de músicas nas bancas já com as cifras.
Quantas revistinhas compradas por causa de 1 música apenas... ao se dar conta
você já estava tentando aprender todas as outras.
Os
compositores tocavam ao telefone para possíveis interpretes ou mandavam suas
gravações em fitas K7 para oferecer aos interpretes ou gravadoras. E hoje em
home estúdios com equipamentos de mínima qualidade, é possível criar e ajudar a
lançar artistas no mercado. Toda essa abertura e opção de meios de produção e
de aprendizado musical conseguem trazer um número muito maior de seres musicais
para o caminho musical. Uma ampla diversidade de ideias e didáticas vem se
desenrolando e ampliando esta disputa por um lugar ao sol. Mais do que nunca os
diferenciais de cada artista ou professor se destacam. É com certeza o meio
musical muito concorrido e disputado em qualquer esfera, pois pela pouca
valorização da arte em geral, os artistas disputam a atenção desse público que
ainda valoriza.
Assim como na
música para qualquer carreira de sucesso a originalidade, a criatividade e ter
algo dizer precisam ser habilidades básicas. Então vá atrás dos seus sonhos,
aprenda a cantar, aprenda a tocar violão ou se torne um professor de música
online. Se reinvente e se adapte a cada momento e tenha certeza que o resultado
virá e enquanto ele não vier, estude, se prepare, monte o repertório esteja
pronto para uma oportunidade.
Deixo os links preciosos de
sempre ao final e fecho esta coluna de hoje com um antigo provérbio:
“Mas vale não ter uma oportunidade e estar preparado para ela, do que
ter a oportunidade e não estar preparado para ela.”
Abraços sonoros e desejo um
feriado cheio de paz e luz! Até a próxima!
Palavras Chaves: Música e EAD,
Aulas de Música Skype, Conteúdos de interação off-line
Val Santos
São João do Rio Vermelho, 1 de
Maio de 2020.
Referências
Como utilizar o Skype nas aulas
de idioma
https://www.youtube.com/watch?v=0HvY7bLASmc
Club Hotmart
https://blog.hotmart.com/pt-br/conheca-o-hotmart-club-plataforma-ead-da-hotmart/
AVA e Moodle são a mesma coisa?
https://www.estudiosite.com.br/site/moodle/ava-e-moodle-sao-a-mesma-coisa
Edon
Songster
Imagens Aluno Skype
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